A reparação do lábio leporino e da fenda palatina é um tipo de cirurgia plástica capaz de corrigir o desenvolvimento anormal dos lábios, deixar sua aparência mais próxima do normal e restaurar suas funções. O lábio leporino e fenda palatina são algumas das malformações congênitas mais comuns entre as crianças. A primeira condição consiste em uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em duas partes. Essa falha pode restringir-se ao lábio ou estender-se até entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e até mesmo alcançar o nariz. Já na fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz.
Além da questão estética, a cirurgia de reparação do lábio leporino e da fenda palatina tem o propósito garantir que as estruturas orais tenham função e se desenvolvam normalmente. Através da intervenção cirúrgica é possível fechar a fenda, formar a curva no centro do lábio superior, desenvolver da fala normalmente, melhorar a relação do palaro com o canal auditivo e ajudar no desenvolvimento dos dentes e da mandíbula.
A reparação do lábio leporino pode ser realizada em criança com pelo menos 10 semanas de idade, 4,5kg de peso e hemoglobina (ou contagem de sangue) de pelo menos 10. O reparo da fenda palatina é feito em criança um pouco mais velhas, de 9 a 18 meses de idade.